top of page
utileito.webp

O QUE É A UTI?

     A UTI é uma área do hospital dedicada a internação e cuidado das pessoas com doenças graves ameaçadoras a vida e de seus familiares e amigos mais achegados. Aqui podemos observar de forma próxima e contínua a sua evolução ou de seu ente querido, podendo oferecer cuidados adicionais prontamente quando estes forem necessários.

POR QUE A UTI É UM LOCAL DIFERENCIADO?

     Na UTI há um conjunto de profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da limpeza, roupeiros, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e psicólogos) especializados em oferecer um cuidado integral e individual para pessoas em momentos de extrema fragilidade, e a maior parte deles presentes nas 24 horas do dia, sete dias por semana.


     Na UTI também encontramos aparelhos responsáveis por ajudar no funcionamento dos pulmões, coração e rins, que quando seu uso for apropriado, conseguem dar a oportunidade de tempo para a o seu reestabelecimento ou de seu ente querido.

MEU ENTE QUERIDO VAI MELHORAR?

     Esse é objetivo de todos nós, tentar reestabelecer uma vida com qualidade após a ocorrência de uma situação ameaçadora a vida.
    Muitas vezes é difícil ter uma ideia clara se a melhora irá ocorrer e se será total. A melhora pode demorar bastante tempo, mas o cuidado com seu ente querido será sempre o melhor que podemos oferecer neste período de espera.

A ROTINA DIÁRIA DA UTI

     O dia a dia na UTI costuma a ser bem agitado!

     A UTI conta com um técnico de enfermagem para cada 2 pacientes, 1 enfermeiro para cada 6 pacientes, 1 fisioterapeuta para cada 10 pacientes e 1 médico para cada 10 pacientes. Adicionalmente vocês poderão observar a presença do residentes também.  

     O dia começa as 7:00 h onde as equipes passam os plantões individualmente. 

     As 7:40 uma nova visita ocorre, mas com toda a equipe reunida, com o objetivo de discutir o melhor caminho a ser tomado cada situação de cada pessoa internada na UTI. Nesse momento se constrói uma agenda individual para cada pessoa internada.

     Durante o dia, exames, procedimentos, higienizações, aplicação de medicamentos, curativos serão realizada de acordo com a necessidade de cada pessoa. No entremeio dessa rotina podem ocorrer situações não esperadas, que demandam por vezes extrema atenção de toda a equipe, gerando momentos bem "agitados" e barulhentos dentro da UTI.

     Não é incomum algumas pessoas internadas na UTI apresentarem episódios de confusão mental e agitação. Sendo que estas ocorrências podem criar cenários que podem potencialmente nos incomodar e entristecer. Mas a despeito disso o nível de cuidado será sempre o melhor que pudermos oferecer.

     O período da noite mantém a mesma carga de atenção do dia, sendo também realizados várias atividades. No período da madrugada tentamos sempre que possível reduzir a iluminação nos quartos, o ruído e as administrações de medicamentos, afim de proporcionar o melhor sono possível para as pessoas internadas, mantendo a vigilância contínua.

     Alguns alarmes podem soar dentro do quarto. Esses alarmes tem três diferentes níveis de prioridade. Todos acionarão a central de monitorização que fica no posto de enfermagem, e a equipe multiprofissional ficará prontamente ciente dos alarmes.     

Para que servem os aparelhos que vi ou verei na UTI?

     Na UTI existem 24 leitos, onde você verá vários aparelhos e dispositivos que tem como objetivo a manutenção da vida, enquanto e quando possível, até uma melhora da pessoa gravemente doente aqui internada. Os aparelhos e dispositivos mais comuns são mostrados a seguir: 

Identifique os aparelhos da UTI e para que servem.

Monitor multiparamétrico

Monitor multiparamétrico

Mostra os batimentos do coração (verde), quantidade de oxigênio no sangue (azul), temperatura do corpo (temperatura), frequência respiratória (amarelo) e pressão arterial (vermelho).

Álcool gel

Álcool gel

Para higienizarmos nossas mãos e manter a segurança nossa e da pessoa internada. Todas as pessoas devem usar ao entrar e sair do quarto e toda vez que tocar o paciente

Campainha

Campainha

Deve estar próximo de todos pacientes acordados, para que a equipe possa ser chamada

Cateter de oxigênio convencional

Cateter de oxigênio convencional

Oferece quantidade baixas de oxigênio para os pacientes

Máscara facial de oxigênio

Máscara facial de oxigênio

Oferece quantidades intermediárias de oxigênio

Cateter de oxigênio de alto fluxo

Cateter de oxigênio de alto fluxo

Oferece alta quantidades de oxigênio para os pacientes

Ventilação não invasiva

Ventilação não invasiva

Auxilia na respiração do paciente, diminuindo a força necessária para respirar e oferecendo oxigênio de forma efetiva

Tubo traqueal

Tubo traqueal

Serve para levar o oxigênio diretamente para os pulmões. Adicionalmente protege os pulmões de saliva ou líquidos outros da boca que possam escorrer para os pulmões

Ventilador mecânico

Ventilador mecânico

Serve para ajudar o paciente a respirar, oferecendo oxigênio e outras formas de melhorar a função dos pulmões

Central de monitorização

Central de monitorização

Os dados do monitor multiparamétrico e do ventilador mecânico são transmitidos para a central que fica no posto de enfermagem da UTI

Cateter venoso central

Cateter venoso central

Permite que as medicações sejam feitas em veia calibrosas e que possamos coletar amostras de sangue para análise

Bombas de infusão

Bombas de infusão

Controlam a quantidade exata de medicamentos, soro e sais minerais que o paciente deve receber

Sonda nasogástrica

Sonda nasogástrica

Leva o alimento direto ao estômago, e também permite que o conteúdo de dentro do estômago seja retirado

Sonda vesical

Sonda vesical

A sonda vesical coleta a urina diretamente da bexiga. Ajuda a monitorizar exatamente o volume diário e manter o paciente mais seco

Máquina de diálise intermitente

Máquina de diálise intermitente

Aparelho que filtra o sangue para retirar impurezas. Ela substitui os rins do paciente enquanto estes não funcionam adequadamente.

Máquina de diálise contínua

Máquina de diálise contínua

Tem a mesma função da diálise intermitente. É usada em pacientes mais graves, que não toleram fazer a diálise intermitente

Carro de emergência

Carro de emergência

Contém o itens necessários para atendimento de emergências mais comuns

Desfibrilador / cardioversor

Desfibrilador / cardioversor

Serve para dar choques no peito do paciente que tem o coração batendo de forma descompassada

Manta aquecedora

Manta aquecedora

Serve para aquecer os pacientes que evoluem com a temperatura muito baixa

ECMO

ECMO

Aparelho que em condições bem específicas pode substituir os pulmões e o coração até que estes melhorem

CONTATO E MAIS MATERIAIS SOBRE A UTI

Para conhecer mais sobre a UTI, acesse o material da Sociedade Americana de Doenças do Tórax (Disponível em Português, Inglês e Espanhol):

 

Português - https://www.thoracic.org/patients/patient-resources/resources/portuguese/managing-the-icu-experience-portuguese.pdf

Espanhol - https://www.thoracic.org/patients/patient-resources/resources/spanish/managing-the-icu-experience-spanish.pdf

 

Inglês - https://www.thoracic.org/patients/patient-resources/resources/managing-the-icu-experience.pdf



Para informações adicionais ou específicas dos pacientes consulte a equipe da UTI.

Para informações adicionais, não específicas sobre os pacientes escreva na seção contato deste site.

Atenciosamente,

Equipe da UTI-11 HCFMUSP

bottom of page