
O QUE É A UTI?
A UTI é uma área do hospital dedicada a internação e cuidado das pessoas com doenças graves ameaçadoras a vida e de seus familiares e amigos mais achegados. Aqui podemos observar de forma próxima e contínua a sua evolução ou de seu ente querido, podendo oferecer cuidados adicionais prontamente quando estes forem necessários.
POR QUE A UTI É UM LOCAL DIFERENCIADO?
Na UTI há um conjunto de profissionais (enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da limpeza, roupeiros, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e psicólogos) especializados em oferecer um cuidado integral e individual para pessoas em momentos de extrema fragilidade, e a maior parte deles presentes nas 24 horas do dia, sete dias por semana.
Na UTI também encontramos aparelhos responsáveis por ajudar no funcionamento dos pulmões, coração e rins, que quando seu uso for apropriado, conseguem dar a oportunidade de tempo para a o seu reestabelecimento ou de seu ente querido.
MEU ENTE QUERIDO VAI MELHORAR?
Esse é objetivo de todos nós, tentar reestabelecer uma vida com qualidade após a ocorrência de uma situação ameaçadora a vida.
Muitas vezes é difícil ter uma ideia clara se a melhora irá ocorrer e se será total. A melhora pode demorar bastante tempo, mas o cuidado com seu ente querido será sempre o melhor que podemos oferecer neste período de espera.
A ROTINA DIÁRIA DA UTI
O dia a dia na UTI costuma a ser bem agitado!
A UTI conta com um técnico de enfermagem para cada 2 pacientes, 1 enfermeiro para cada 6 pacientes, 1 fisioterapeuta para cada 10 pacientes e 1 médico para cada 10 pacientes. Adicionalmente vocês poderão observar a presença do residentes também.
O dia começa as 7:00 h onde as equipes passam os plantões individualmente.
As 7:40 uma nova visita ocorre, mas com toda a equipe reunida, com o objetivo de discutir o melhor caminho a ser tomado cada situação de cada pessoa internada na UTI. Nesse momento se constrói uma agenda individual para cada pessoa internada.
Durante o dia, exames, procedimentos, higienizações, aplicação de medicamentos, curativos serão realizada de acordo com a necessidade de cada pessoa. No entremeio dessa rotina podem ocorrer situações não esperadas, que demandam por vezes extrema atenção de toda a equipe, gerando momentos bem "agitados" e barulhentos dentro da UTI.
Não é incomum algumas pessoas internadas na UTI apresentarem episódios de confusão mental e agitação. Sendo que estas ocorrências podem criar cenários que podem potencialmente nos incomodar e entristecer. Mas a despeito disso o nível de cuidado será sempre o melhor que pudermos oferecer.
O período da noite mantém a mesma carga de atenção do dia, sendo também realizados várias atividades. No período da madrugada tentamos sempre que possível reduzir a iluminação nos quartos, o ruído e as administrações de medicamentos, afim de proporcionar o melhor sono possível para as pessoas internadas, mantendo a vigilância contínua.
Alguns alarmes podem soar dentro do quarto. Esses alarmes tem três diferentes níveis de prioridade. Todos acionarão a central de monitorização que fica no posto de enfermagem, e a equipe multiprofissional ficará prontamente ciente dos alarmes.
Para que servem os aparelhos que vi ou verei na UTI?
Na UTI existem 24 leitos, onde você verá vários aparelhos e dispositivos que tem como objetivo a manutenção da vida, enquanto e quando possível, até uma melhora da pessoa gravemente doente aqui internada. Os aparelhos e dispositivos mais comuns são mostrados a seguir:

Identifique os aparelhos da UTI e para que servem.
![]() Monitor multiparamétricoMostra os batimentos do coração (verde), quantidade de oxigênio no sangue (azul), temperatura do corpo (temperatura), frequência respiratória (amarelo) e pressão arterial (vermelho). | ![]() Álcool gelPara higienizarmos nossas mãos e manter a segurança nossa e da pessoa internada. Todas as pessoas devem usar ao entrar e sair do quarto e toda vez que tocar o paciente | ![]() CampainhaDeve estar próximo de todos pacientes acordados, para que a equipe possa ser chamada |
---|---|---|
![]() Cateter de oxigênio convencionalOferece quantidade baixas de oxigênio para os pacientes | ![]() Máscara facial de oxigênioOferece quantidades intermediárias de oxigênio | ![]() Cateter de oxigênio de alto fluxoOferece alta quantidades de oxigênio para os pacientes |
![]() Ventilação não invasivaAuxilia na respiração do paciente, diminuindo a força necessária para respirar e oferecendo oxigênio de forma efetiva | ![]() Tubo traquealServe para levar o oxigênio diretamente para os pulmões. Adicionalmente protege os pulmões de saliva ou líquidos outros da boca que possam escorrer para os pulmões | ![]() Ventilador mecânicoServe para ajudar o paciente a respirar, oferecendo oxigênio e outras formas de melhorar a função dos pulmões |
![]() Central de monitorizaçãoOs dados do monitor multiparamétrico e do ventilador mecânico são transmitidos para a central que fica no posto de enfermagem da UTI | ![]() Cateter venoso centralPermite que as medicações sejam feitas em veia calibrosas e que possamos coletar amostras de sangue para análise | ![]() Bombas de infusãoControlam a quantidade exata de medicamentos, soro e sais minerais que o paciente deve receber |
![]() Sonda nasogástricaLeva o alimento direto ao estômago, e também permite que o conteúdo de dentro do estômago seja retirado | ![]() Sonda vesicalA sonda vesical coleta a urina diretamente da bexiga. Ajuda a monitorizar exatamente o volume diário e manter o paciente mais seco | ![]() Máquina de diálise intermitenteAparelho que filtra o sangue para retirar impurezas. Ela substitui os rins do paciente enquanto estes não funcionam adequadamente. |
![]() Máquina de diálise contínuaTem a mesma função da diálise intermitente. É usada em pacientes mais graves, que não toleram fazer a diálise intermitente | ![]() Carro de emergênciaContém o itens necessários para atendimento de emergências mais comuns | ![]() Desfibrilador / cardioversorServe para dar choques no peito do paciente que tem o coração batendo de forma descompassada |
![]() Manta aquecedoraServe para aquecer os pacientes que evoluem com a temperatura muito baixa | ![]() ECMOAparelho que em condições bem específicas pode substituir os pulmões e o coração até que estes melhorem |
CONTATO E MAIS MATERIAIS SOBRE A UTI
Para conhecer mais sobre a UTI, acesse o material da Sociedade Americana de Doenças do Tórax (Disponível em Português, Inglês e Espanhol):
Para informações adicionais ou específicas dos pacientes consulte a equipe da UTI.
Para informações adicionais, não específicas sobre os pacientes escreva na seção contato deste site.
Atenciosamente,
Equipe da UTI-11 HCFMUSP